1. O que é API e como funciona?
API é derivado da expressão inglesa Application Programming Interface, que pode ser traduzida para o português como uma interface de programação de aplicações. API, ou Interface de Programação de Aplicação, é um conjunto de padrões que permite a comunicação entre plataformas através de um conjunto de parâmetros e protocolos.
Os desenvolvedores podem usar APIs para criar novos softwares e aplicativos que podem se comunicar com outras plataformas.
2. Qual a função de uma API?
Uma função básica de uma API é facilitar e simplificar o trabalho dos desenvolvedores, bem como fornecer uma estrutura para a criação de novas plataformas. Com o uso de APIs, não é mais necessário escrever código customizado para cada função que um programa deve realizar, e isso simplifica o desenvolvimento de novas aplicações, software e plataformas em geral.
3. Quais são os tipos de API mais comuns?
APIs públicas
Eles são disponibilizados ao público junto com sua documentação e dispensam processos complexos de validação da identificação de seus clientes, como por exemplo um cadastro.
Isto permite que mais pessoas conheçam a marca e o produto da empresa em desenvolvimento, o que facilita o fortalecimento de um relacionamento com o mercado alvo da empresa.
Ao mesmo tempo, uma API pública requer mais controle e atenção sobre como a interface é utilizada por outras pessoas. Há uma garantia de que a segurança e o padrão que foram originalmente oferecidos serão mantidos desta forma.
APIs parceiras
Com a API do parceiro, sua empresa tem mais controle sobre quem pode e quem não pode usar essa interface. Normalmente, um programa de acesso é desenvolvido apenas para seus parceiros de negócios.
APIs privadas
As APIs privadas fornecem maiores restrições ao acesso e aos dados disponíveis e podem ser lucrativas para os clientes.
Eles também podem ser usados como forma de otimizar os processos internos. Nesse caso, as informações só podem ser acessadas por pessoal autorizado internamente.
4. Quais os principais benefícios de uma API?
É possível ter um maior controle sobre as permissões de acesso de sua empresa através do uso de um API. Ela permite identificar os usuários que tentaram obter acesso ao seu sistema, bem como o local de onde o pedido foi originado. Além disso, é possível escolher quais informações são disponibilizadas ao cliente no momento da integração.
Também permite uma integração mais rápida dos sistemas que são incompatíveis, sem a necessidade de uma equipe de desenvolvimento a ser designada para a tarefa. Além de uma troca de informações mais rápida, há uma redução de tempo, recursos financeiros e dados utilizados no ambiente.