Web Service é utilizado para transferir dados usando protocolos de comunicação, ele realiza aplicações com uma “linguagem própria” independente da linguagem de programação, sistema operacional, hardware, e permitem modificar, acrescentar funcionalidades e reutilizar sistemas já existentes, melhorando e integrando as informações.
O processo se caracteriza acionado por um sistema requisitante que transmite os dados através de protocolos de comunicações e é enviado para o Web Service, onde há a consulta ao banco de dados e, com a informação obtida, é armazenada e retorna para o servidor requisitante.
Os protocolos são ferramentas que auxiliam na comunicação entres os webservices, sendo protocolos padronizados. Existem o SOAP (Simple Object Access Protocol) e o REST (Representational State Transfer).
O SOAP utiliza somente a linguagem XML, tanto para os envios e recebimentos do servidor. Sua forma de envio para comunicação do servidor é através do verbo post do HTTP.
O REST é um estilo arquitetural, é mais flexível e pode se utilizado para envio de requisições, os verbos padrões do HTTP como por exemplo, o post, get, put, patch, delete, etc. Sua linguagem pode ser utilizada com JSON, XML, entre outros. O Protocolo de comunicação mais utilizado atualmente é o REST.
As principais motivações para utilização do Web Service é a padronização e integração entre serviços, a reutilização de códigos por ser utilizado em diversas plataformas e por ser mais seguro, pois o Web Service impede um acesso direto à base de dados.
