A fim de desfrutar de uma melhor experiência na web, alguns usuários podem fazer uso de bloqueadores de anúncios como o adblock, adblock plus, entre outros. Eles são plugins ou complementos que podem ser associados a diferentes navegadores (Firefox, Chrome, Safari, etc).
Como o seu nome sugere, o seu principal objetivo é bloquear os anúncios. No entanto, os bloqueadores de anúncios têm a capacidade de bloquear qualquer elemento dentro de um website.
Caso o bot seja inserido através do Tag Manager, estes complementos podem também bloquear e desativar o bot, impedindo que os usuários o vejam e possam resolver as suas consultas através da ferramenta.
Uma sugestão para evitar este problema é acrescentar um complemento ou solução na web que seja capaz de detectar a presença de adblocker. Se positivo, exibir uma mensagem sugerindo ao usuário para que evite o uso desta extensão do navegador, uma vez que a sua utilização causa um impacto negativo na experiência que o website quer propor ao cliente, tal como perder a possibilidade de ter suporte via bot.
Outra forma de evitar isto, e garantir uma experiência completa ao cliente, é inserir o bot sem o Tag Manager. Aqui mostramos-lhe como fazê-lo.
Importante: a utilização de bloqueadores de anúncios é uma decisão do usuário, não são obrigatórios e podem ser ativados e desativados à vontade.